omo é do conhecimento geral, a população mundial está a envelhecer.
Na maioria dos países, a percentagem de idosos está a aumentar rapidamente em comparação ao número de nascimentos. Segundo números da OMS, até 2050, o número de pessoas com mais de 65 anos mais do que quintuplicará – de 400 milhões para mais de 2000 milhões.
Atualmente em Portugal, cerca de 20% da nossa população já tem mais de 65 anos, o que nos coloca no 4º lugar na lista dos países da UE com maior população idosa.
Apesar de ao longo dos últimos anos se verificar um maior cuidado no acompanhamento deste segmento da população, o seu crescimento representa um grande desafio para a sociedade, quer no aspecto do conforto, emocional e físico, quer em termos de segurança, dado que em muitas circunstâncias os idosos continuam a viver em suas casas, de forma independente, muitas vezes isolados dos aglomerados populacionais. Neste quadro, a segurança dos idosos, bem como a celeridade na assistência em caso de incidentes, é uma das questões fundamentais.
Este sistema é a a primeira resposta da Dynasy no apoio ao acompanhamento de idosos que vivem sozinhos. Uma vez mais o conhecimento somado a uma cultura de serviço levou a desenvolvimento de um instrumento que permite os idosos, os familiares e as instituições de apoio, cada um no seu quadro, sentirem-se mais seguros.
Apoio Domiciliário
Idosos em Localidades Remotas
Residências ou Condomínios Sénior
Funcionamento
Este sistema de telealerta, tem como objectivo:
- Alertar para a falta de movimento do idoso: envia um SMS para cada um dos números de telefone referenciados, se não é detetado movimento dentro de um determinado período de tempo pré-programado. Este tempo é alterável, quer localmente quer a partir de intervenção remota
- Alertar para as saídas e entradas em casa: o sistema envia SMS a avisar da saída e da entrada em casa
- Permitir o pedido de ajuda em casos de emergência ou pânico. O sistema fornece um botão de pânico, à prova de água, que o idoso poderá premir em qualquer situação anómala
- Alertar para fugas de gás
- Poder ser programado para enviar SMS de alerta para até 16 números
- Os SMS enviam a descrição da situação e a hora a que se registou o alarme.
- Prever a eliminação de alerta durante o período de descanso noturno
- Poder também funcionar como alarme convencional
Constituição do Sistema
O sistema fixo de telealerta é constituído por:
- Uma unidade concentradora de sensores
- 5 sensores sem fios:
- 1 botão de pânico – à prova de água;
- 2 sensores de movimento;
- 1 sensor de porta;
- 1 sensor de gás.